Um Passeio junto ao Rio Vltava - Cidade de Praga



Dos muitos passeios que gosto de dar por Praga, decidi partilhar hoje com os leitores um que corre ao longo do rio Vltava. É uma caminhada que muito aprecio, pela relativa facilidade de acesso, pela beleza da paisagem, pela possibilidade de mergulhar numa outra Praga, quase provinciana, muito profunda, onde se pode sentir o verdadeiro pulsar dos habitantes locais.

Inicia-se em Troja, junto ao palácio com o mesmo nome. Pode lá chegar depois de um delicioso passeio a pé pelo Parque Stromovka, ou apanhar o eléctrico 17 no centro, junto ao rio, saindo na paragem Trojska, andando uns 100 metros no sentido da marcha do eléctrico, virando à esquerda e apanhando o autocarro 112 directo para o Zoo, mesmo defronte do palácio.

Uma vez nesse ponto, notará que existe um trilho que segue o rio, no sentido oposto ao do centro da cidade. Foi recentemente asfaltado para facilitar a utilização de bicicletas e de patins em linha, actividades muito populares, que trazem muita gente a este local, especiamente em fins-de-semana cheios de sol.

Depois, é começar a caminhar. À sua esquerda verá a última das ilhas do Vltava, onde se encontra instalada uma enorme estação de tratamento de águas residuais. Do lado direito do trilho estará o Zoo, e por vezes é mesmo possível avistarem-se alguns dos animais que ali moram. Recordo-me de ver uma chita, muito digna e nobre, no alto de um monte, numa ilusão perfeita de vida em liberdade.

Terminado o Zoo, encontrará esparsas habitações, muitas delas espaços de fim-de-semana, sem grandes condições de habitabilidade. Do outro lado do rio, por detrás da ilha, lá em cima, avistará a ruina e a margem do bairro de Baba. Cerca de quilómetro e meio depois de iniciar o passeio, encontrará uma estradita asfaltada à sua direita. Se está cansado deverá tomá-la e logo à frente chegará a uma pequena rotunda onde de tempos a tempos um autocarro o levará de volta ao metro. Mas esta evacuação deverá ser apenas uma solução de emergência, porque o melhor do passeio ainda está para vir.

Ai nesse ponto de junção entre o trilho e a estradita para o autocarro, encontrará uma barraquinha onde poderá comprar uma bebida fresca. Se tiver sorte observará a pequena barca que liga este ponto à margem oposta. Esta travessia é bastante pictoresca. O barquito é uma coisa de outros tempos, aludindo ao conceito perdido de "barqueiro", e o mais curioso é que faz parte da rede de transportes públicos de Praga, e quem tiver um passe pode simplesmente usá-lo.

Para cima, no topo da escarpa que observa do seu lado direito, mas sem ângulo de visão, encontra-se o bairro dormitório de Bohnice. Geralmente acabo por usar um dos discretos trilhos que sobe pelo meio da vegetação e apanho um autocarro lá, mas reconheço que é uma possibilidade complicada para o visitante casual, implicando uma ou duas mudanças de transporte até chegar ao centro.

De qualquer forma sugiro que se aventure e tente encontrar um destes percursos escondidos. A ascensão é díficil, bem inclinada, mas o prémio é tentador: a vegetação densa encanta, e uma vez no topo as vistas são assombrosas.

Notará que desde que iniciou o seu passeio, os traços da cidade são cada vez mais vagos. Praga, ao contrário das grandes metrópoles portugueses, acaba subitamente. Passa-se da cidade para o meio rural durante uma caminhada de alguns minutos. Se tiver suficiente energia dará por si fora da cidade, apreciando a carícia da natureza. O som do rio que corre e da passarada que por ali anda serão practicamente os únicos sons. Especialmente se não for fim-de-semana e se o tempo não estiver especialmente agradável.

Poderá voltar para trás a qualquer momento, e refazer o caminho para o seu regresso ao centro.

in visitar-praga.com.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...