10 das Melhores Praias Fluviais de Portugal

1 - Praia do Vimieiro – Penacova




É junto à Foz do Rio Alva, de águas puras e cristalinas, envolto numa vegetação luxuriante, que encontramos a praia fluvial do Vimieiro em Penacova.
Inserida no complexo das aldeias do Xisto, a praia do Vimieiro é o lugar ideal para todos os que pretendam um contacto pleno com a natureza.

Coordenadas: 40º16’37’’.93N I 8º11’51.72’’W

Características
· Parque de estacionamento
· Pesca


2 – Praia de Loriga – Seia


Inserida num antigo vale glaciar, no contexto do Parque Natural da Serra da Estrela, a praia fluvial de Loriga em Seia é um santuário onde se respira descontração e serenidade.

Finalista das 7 maravilhas de Portugal na categoria de praias fluviais, esta praia de águas puras e cristalinas, tem vindo a ser ano, após ano, galardoada como praia de Ouro pela organização ambientalista QUERCUS.

Coordenadas: 40° 19' 38.11" N 7° 40' 42.48" W

Características:
· Balneários
· WC
· Parque de Merendas
· Parque Infantil
· Ideal para desportos de Aventura
· Caminhadas


3 – Praia do Alamal– Gavião


Alimentada pelas águas do Tejo a praia fluvial da Quinta do Alamal em Gavião, proporciona um ambiente único, onde a natureza em estado puro, nos convida a desfrutar intensamente deste lugar.

Bordejando o extenso areal que cobre esta praia encontramos um frondoso bosque de amieiros, freixos e salgueiros.

Coordenadas: 39°29'16.5"N 7°58'04.8"W

Características:
· Fácil Acesso
· WC
· Estacionamento
· Posto de Primeiros Socorros
· Nadador Salvador

4 – Praia do Agroal– Ourém


É sobre as margens do Rio Nabão, que encontramos a piscina natural do Agroal em Ourém. Representando uma das nascentes deste Rio, as suas águas límpidas e frias de origem termal, são desde há muito conhecidas pelos seus poderes medicinais, sendo por isso de muita frequência.

Coordenadas: 39°40'38.1"N 8°25'54.8"W

Características:
· Fácil Acesso
· WC
· Estacionamento
· Nadador Salvador




5 – Praia Fluvial Srª da Piedade – Lousã


É entre as ermidas de Nossa Senhora da Piedade e o Castelo da Lousã, na ribeira de S. João, que encontramos a praia fluvial Srª da Piedade. Aqui neste éden refundido dos olhares mais desatentos poderá descansar, sonhar e quem sabe ouvir o soluçar apaixonado da Princesa Peralta.

Conta a história que o castelo da Lousã, foi mandado construir pelo Rei de Conímbriga chamado Arunce.
Este castelo constituiria assim um local de refúgio que, embrenhado na floresta, confundia os ataques inimigos.
É perante uma invasão a Conímbriga, então porto de mar, perpetrado pelo Príncipe Lausus, que o Rei Arunce se vê obrigado a fugir para a atalaia da Lousã, levando consigo a sua filha Peralta e todas as suas riquezas.
Contudo, no momento da fuga, a Princesa Peralta e o Príncipe Lausus terão trocado olhares que os deixou enamorados.
O ímpeto de Lausus leva-o a ir em busca da sua amada, percorrendo as serranias da região.
O velho monarca, sabendo das intenções do seu inimigo, resolve ir ao encontro de Lausus, deixando Peralta e as riquezas fechadas no Castelo da Lousã.
Este encontro militar acaba contudo por se tornar fatídico para Arunce e Lausus…
Não havendo ninguém conhecedor do refúgio da Princesa, conta a lenda que ainda hoje, de quando em vez, se ouve o soluçar apaixonado da jovem Peralta, aguardando pelo seu Príncipe.
Em memória dessa história, Lausus terá dado origem ao nome da vila da Lousã, inicialmente Lausana, enquanto que o rio envolvente ao Castelo terá ficado com o nome de Arunce e posteriormente evoluído para Arouce.

Coordenadas: 40º06 0.16N 08º14 02.73W

Características:
· Zona de merendas
· Estacionamento
· WC
· Balneários
· Praia infantil
· Chapeus de sol e espreguiçadeiras
· Rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida


6 – Praia Fluvial Foz D’Égua – Piodão


É junto à aldeia presépio de Piodão, próximo da Serra do Açor, que encontramos a praia fluvial Foz D’Égua. É nesta bela praia serrana que confluem a ribeira de Piodão e de Chãs, que por sua vez, correm em direcção ao Rio Alvoco.

Foz D’Égua é daqueles lugares, que por mais que descrêvamos, os adjectivos continuam a ser insuficientes para a caracterizar, por isso, o melhor que tem a fazer é ir e tirar as suas próprias conclusões.
Coordenadas: 40°14'52.3"N 7°48'47.8"W
Características:
· Praia de fácil acesso

7 – Praia Fluvial da Tapada Grande – Mértola



É junto à antiga região de Myrtilis, assim conhecida na época romana, que encontramos Mértola, aqui, junto à desactivada mina de São Domingos, encontramos uma das mais belas praias do interior alentejano, a praia fluvial da Tapada grande. De grande afluência durante a época estival, a Tapada Grande, construída em 1982 para abastecer o concelho de Mértola, nada fica a dever às praias costeiras a que estamos habituados. Com um grande número de infra estruturas que nos permitem comodamente usufruir desta, a praia Fluvial da Tapada Grande é um lugar a ter em mente, para quem procura descansar, longe da agitação.
Coordenadas: 37°40'35.2"N 7°30'50.6"W

Características:
· Duches
· Cais
· Canoas
· Biblioteca
· Praia infantil
· Anfiteatro
· Estacionamento
· Acesso para pessoas com mobilidade reduzida


8 – Barragem de Montárgil – Ponte de Sôr



Antiga Via Militar Româna entre Olissipo (Lisboa) e Mérida, é em Ponte de Sôr que encontramos a Barragem de Montargil, um dos mais belos aquíferos do Alto Alentejo. Aqui na imensidão da paisagem que se revela aos nossos olhos, percebemos porque é que o Alentejo é cada vez mais considerada uma das mais belas regiões do mundo.

Coordenadas: 39°03'28.2"N 8°10'55.3"W

Características:
· Desportos náuticos
· Pesca desportiva


9 – Fraga da Pena – Arganil



Frequentemente procuramos longe, aquilo que de facto, se encontra diante nós… Nesta afirmação nada é mais verdadeiro, acentando que nem uma luva, no lugar que passamos a descrever.

Inserida na Serra do Açor, num micro clima proporcionado pela Mata da Margaça, encontramos a cascata de Fraga da Pena.
Localizada em Arganil, esta esplendorosa cascata cai de uma altura de 20 metros, através de um complexo rochoso, alimentando as várias piscinas naturais existentes, que nos convidam a usufruir desta maravilha da natureza.
Coordenadas: 40°13'12.8"N 7°56'09.6"W

Características:
· Acesso condicionado


10 – Praia da Valeta – Arcos de Valdevez




Situada em plena Vila de Arcos de Valdevez, é nas margens do Rio Vez que encontramos a praia da Valeta é o destino ideal durante o Verão, quer seja para um mergulho ou para um picnic, esta bela praia é ideal para quem procura momentos de lazer e descontração em família.

Coordenadas: 41°50'48.2"N 8°25'06.7"W


Características:
· Zona de merendas
· Estacionamento
· WC
· Balneários
· Praia Vigiada


in lugaraosol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...